Medalha de Honra da Inconfidência

Advogado-Geral e procuradores do Estado recebem honraria em Ouro Preto

O advogado-geral do Estado de Minas Gerais Onofre Alves Batista Júnior e os procuradores do Estado Lyssandro Norton Siqueira e Paulo Fernando Cardoso Dias receberam, no último dia 21 de abril, em Ouro Preto, a Medalha de Honra da Inconfidência. Esta é a maior honraria concedida pelo Estado de Minas Gerais e é entregue a 170 personalidades que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil. O Grande Colar deste ano foi dedicado, in memoriam, a Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, representado na solenidade pelo embaixador da África do Sul no Brasil, Ntshikiwane Joseph Mashimbye.

“Estamos hoje aqui reunidos para celebrar a memória de dois homens, dois heróis, dois símbolos.  Tiradentes, nosso patrono, e Nelson Mandela, nosso homenageado. Ambos são personagens que permanecem no Panteão da História representando o ideal mais sublime da cidadania, o valor mais sagrado de qualquer Nação: a liberdade”, disse o governador Fernando Pimentel.

O governador afirmou ser dever histórico relembrar o suplício a que Tiradentes foi submetido em 21 de abril de 1789, assim como os 27 anos de prisão arbitrária e injusta impostos à Nelson Mandela.

“Nesta marcha tormentosa do século 21, vamos encontrar, na personalidade singular de Nelson Mandela, uma referência que, trazendo o drama existencial de Tiradentes para o nosso tempo, sintetiza a saga daqueles que lutam pela dignidade humana e se sacrificam pela liberdade e pela paz”.

Homenagem

O Grande Colar entregue, in memoriam, a Nelson Mandela, foi recebido pelo embaixador da África do Sul no Brasil, Ntshikiwane Joseph Mashimbye, que também enalteceu o espírito de liberdade defendido pelo ex-presidente africano e por Tiradentes.

“Tiradentes, durante sua vida, tornou-se o pioneiro do que hoje é conhecido como a República Federativa do Brasil. Agora, em sua morte, ele é a inspiração para a liberdade, justiça, igualdade e dignidade humana. Assim devemos nos tambem proceder. A ocasião de hoje nos dá a oportunidade de lembrar a nós mesmos que todos nós temos dentro de nós a possibilidade de viver de acordo com seu legado”, afirmou.

 

Com: Agência Minas

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário