Medalha Alferes Tiradentes

Procuradora do Estado Milena Branquinho recebeu a Comenda da PMMG

Aconteceu no último dia 9 de junho, a solenidade de comemoração do aniversário de 242 anos da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), em Belo Horizonte. A procuradora do Estado de Minas Gerais Milena Branquinho foi agraciada com a Medalha Alferes Tiradentes. Ela é entregue a 116 personalidades e entidades que prestam ou prestaram serviços relevantes à corporação. Em unidades da PM no interior do Estado, outras 74 personalidades foram homenageadas, totalizando 190 agraciados.

O governador do Estado Fernando Pimentel compareceu e realizou discurso durante a cerimônia. Em discurso, agradeceu a todos os integrantes da corporação, a qual classificou de melhor Polícia Militar do país e “orgulho para todos os mineiros e mineiras”. Pimentel disse que o momento é de renovação do compromisso de sua gestão com a segurança pública em todo o estado.

O advogado-geral adjunto Sérgio Pessoa de Paula Castro e o chefe de Gabinete Luciano Neves de Souza prestigiaram a cerimônia e parabenizaram a procuradora do Estado pelo recebimento da Medalha.

A medalha é a mais alta comenda da PMMG e tem como objetivo distinguir personalidades e entidades que prestam relevantes serviços à Corporação. É uma reverência ao Protomártir da Independência do Brasil, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

História – A PMMG é a instituição policial mais antiga do Brasil. Teve sua origem em 9 de junho de 1775, no Regimento Regular de Cavalaria de Minas, em Ouro Preto, então capital da Capitania de Minas Gerais. A corporação conta com efetivo aproximado de 42 mil integrantes e uma frota composta por cerca de 11 mil viaturas, sete helicópteros e dois aviões. É o único órgão do Governo estadual presente em todos os 853 municípios, ou seja, em mais de 1.200 localidades, considerando-se distritos e outros aglomerados urbanos.

A PMMG está organizada em 19 regiões, um comando de policiamento especializado e 67 batalhões operacionais que executam o policiamento ostensivo geral, além de contar com diversas unidades especializadas, responsáveis pela repressão qualificada. Essas atividades demandam treinamento específico nas áreas de operações especiais, radiopatrulhamento aéreo, meio ambiente, trânsito urbano e rodoviário, entre outras.

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário