Com a presença do presidente da República

Colégio Nacional de PGE´s se reuniu em Brasília para assinatura de acordo de cooperação

O Colégio Nacional dos Procuradores-Gerais de Estado e do Distrito Federal (CNPGE) se reuniu no último dia 10 de agosto, em Brasília, para assinatura do acordo que cria uma rede nacional de cooperação da Advocacia Pública entre as instituições que representam as unidades da Federação.

A celebração do acordo ocorreu na sede da Advocacia Geral da União (AGU), com a presença do presidente da República Michel Temer, da advogada-geral da União, ministra Grace Mendonça, da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmem Lúcia e do ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes.

O acordo, proposto pela AGU e aprovado pelo CNPGE, tem o objetivo de favorecer a troca de informações entre as Unidades Federativas e, desta forma, melhorar a representação jurídica do Brasil perante as cortes internacionais, especialmente nos questionamentos julgados pela Comissão e pela Corte Interamericana de Direitos Humanos.

Por meio do acordo, o Colegiado assume o compromisso de prestar subsídios para as defesas e propostas apresentadas em juízo estrangeiro, que serão fornecidos por membros da Rede de Cooperação, escolhidos pelo CNPGE. Os trabalhos serão coordenados pelo Departamento Internacional da Procuradoria-Geral da União (DPI/PGU). 

Para o advogado-geral do Estado de Minas Gerais, Onofre Alves Batista Júnior , “a celebração do acordo representa a valorização da Advocacia Pública e, com certeza, é o reflexo dos bons resultados que as PGE’s obtiveram atuando em conjunto e articulados”.

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário