Procuradores do Estado recebem Medalha Santos Dumont

Solenidade aconteceu no último dia 30 na Fazenda Cabangu, no Território Mata

Os procuradores do Estado de Minas Gerais Ronaldo Cheib e Luciano Neves receberam, por parte do Governo de Minas, no último dia 30 de outubro, a Medalha Santos Dumont, ambos no grau Prata. Eles ocupam os cargos de chefe da Procuradoria do Tesouro, Precatórios e Trabalho e chefe de Gabinete da Advocacia-Geral do Estado (AGE/MG), respectivamente. A honraria foi criada em 1956 para comemorar os cinquenta anos do primeiro voo do brasileiro Alberto Santos Dumont em uma aeronave mais pesada que o ar, o 14-Bis, em outubro de 1906, em Paris (França). A solenidade aconteceu na Fazenda Cabangu, em Santos Dumont, no Território Mata, em Minas Gerais. Ao todo, 126 personalidades e entidades receberam a homenagem.

O governador ficou impedido de pousar com o helicóptero que o transportaria por causa do mau tempo e foi representado pelo secretário de Estado da Cultura, Angelo Osvaldo, que leu a mensagem do chefe do Executivo mineiro.

Dentre as personalidades e entidades homenageadas na cerimônia, 27 receberam a comenda no Grau Ouro, entre reitores e pró-reitores de universidades estaduais e federais, militares das Forças Armadas e magistrados.

Santos Dumont

Nascido em 20 de julho de 1873, Alberto Santos Dumont era o sexto filho de Francisca Santos e do engenheiro Henrique Dumont. A Fazenda Cabangu, local da cerimônia, é o lugar onde nasceu o inventor do avião e guarda um preciso acervo de Santos Dumont, entre réplicas de aviões e objetos do inventor.

Em 1892, ele foi estudar na França. Em 1906, realizou o voo do 14-Bis, um pequeno avião de alumínio, bambu e seda japonesa. O voo, considerado o primeiro feito com um aparelho mais pesado que o ar, foi registrado pela Federação Aeronáutica Internacional. Recebeu vários prêmios, inclusive do Aeroclube da França. Em 1932, já com a saúde debilitada, Santos Dumont foi levado pela família para uma estação de repouso no Guarujá, no litoral de São Paulo. Morreu no dia 23 de julho de 1932, três dias após completar 59 anos.

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário