Comenda Teófilo Ottoni

Presidente da Apeminas Ivan Luduvice Cunha receberá homenagem por parte do Estado

Em publicação no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, o governador do Estado Fernando Pimentel anunciou os agraciados, em 2018, com a Comenda Teófilo Ottoni. Entre eles, o presidente da Apeminas Ivan Luduvice Cunha. A homenagem é destinada a pessoas e instituições que tenham se dedicado ao desenvolvimento político, cultural, econômico e social das regiões Norte e Nordeste de Minas Gerais e vales do Jequitinhonha e do Mucuri.

Também serão agraciados o defensor público-geral do Estado de Minas Gerais Gério Patrocínio Soares, o secretario de Relações Institucionais de Casa Civil, Marco Antônio Rezende Soares; a pró-reitora da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Leida Calegário de Oliveira e o pró-reitor da Instituição, Fernando Costa Archanjo; o prefeito de Capitólio, José Eduardo Terra Vallory; o prefeito municipal de Umburatiba, Gilnádio Rodrigues da Silva; o pároco da Paróquia São Francisco de Teófilo Otoni e o delegado-geral de Polícia Civil, Carlos Capistrano. 

História

Teófilo Benedito Ottoni nasceu em 1807 na Vila do Príncipe, sede da Comarca do Serro Frio, a maior comarca entre as cinco do Estado à época. Foi deputado provincial por Minas Gerais, deputado-geral e senador. Liderou a revolução liberal em Minas Gerais (1842) e, após ser derrotado, ficou preso em Ouro Preto.

Em 1844, foi anistiado e reeleito deputado. Em 1850, fundou a Companhia do Mucuri, de comércio e desenvolvimento da região. Com a empresa, promoveu a navegação de rios, construiu a rodovia de Santa Clara e incentivou a instalação de imigrantes europeus no Mucuri. Fundou a vila de Filadélfia, embrião da cidade de Teófilo Ottoni. Morreu no Rio de Janeiro em 1869.

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário