No dia 26 de março de 2024, a Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape) publicou a Edição Especial da Revista Anape – Mulheres 2024: Uma Homenagem à Liderança Feminina nas Procuradorias do Brasil.
A Edição contempla artigos produzidos por procuradoras do Estado, associadas a Anape, sobre o tema central “Igualdade de Gênero e Direitos das Mulheres”. O objetivo é dar maior espaço e visibilidades às profissionais e abordar os avanços dos direitos das mulheres ao longo dos anos.
A presidente da Apeminas, Célia Cunha Mello, contribuiu com o artigo “Igualdade de gênero e direito das mulheres: Políticas afirmativas que promovam o alcance de paridade de gênero nas instituições jurídicas brasileiras” (capítulo 5, p. 70 a 83), no qual há a reflexão sobre as assimetrias de gênero nas ocupações e, como as políticas afirmativas são deveres do Estado e das Instituições como forma de estabelecer igualdade de gênero.
Segundo a presidente, “as políticas afirmativas constituem um caminho mais curto e célere para uma construção de composições mais plurais e democráticas”.
🔗 Acesse a revista completa em: