Um dia após a assinatura do acordo histórico entre o Estado e a mineradora Vale, no valor de R$ 37,68 bilhões, o secretário de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Otto Levy, detentor de um currículo e de uma experiência profissional invejáveis, foi homenageado com a Medalha do Mérito da Advocacia-Geral do Estado.
A medalha foi entregue pelo Advogado-Geral do Estado, Sérgio Pessoa, que agradeceu pela parceria com a Seplag, ressaltando que o Direito pode ser instrumento de pacificação social. A presidente da Apeminas, Célia Cunha Mello, se comprometeu a reverberar as palavras do secretário para os procuradores de Minas, que seguem:
“Dr Sergio… Procuradores…
Eu queria agradecer realmente essa homenagem. Eu nunca tinha tido nenhuma experiência na área pública. O meu conhecimento nessa área era o de qualquer cidadão comum. Quando aceitei o convite do governador e acabei me alçando aqui no Estado de Minas Gerais, me surpreendi positivamente. Existe uma cultura de que no serviço público é ruim, que não existe uma preocupação.
Eu nunca vi tanta gente competente igual no serviço público do Estado de Minas Gerais. Aqui, nós temos servidores públicos da mais alta qualificação, do maior comprometimento. Eu acho que essa realidade não se reflete para a população em geral. As pessoas têm um compromisso com o Estado, com o bem público. Eu, que venho da iniciativa privada, a gente tem uma área jurídica. E se tinha uns conflitos, na área jurídica sempre se falava não. Eu vejo aqui, Dr. Sérgio, uma coisa que eu sempre quis que tivesse na empresa: Advocacia para resultados. Isso existe aqui em Minas Gerais, na área pública de Minas Gerais. Então, para mim, fico muito honrado, fico muito feliz como cidadão mineiro. E vocês, sempre falo isso na Seplag: vocês, servidores de carreira, são permanentes. Eu sou passageiro. Não sou nem motorista, nem trocador. Sou passageiro. Vocês são permanentes. Por isso que eu sei que, apesar das dificuldades que estamos enfrentando hoje, Minas Gerais tem futuro. Por causa do trabalho de pessoas como vocês.
Além de tudo, eu também falo que, às vezes, as pessoas precisam ter sorte. E o governador Romeu Zema teve uma sorte muito grande de escolher o Dr. Sérgio para ser o nosso Advogado-Geral do Estado.”
Otto Levy – secretário de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag)
(Texto com adaptações)
Fotos: Carol Salgado / AGE-MG