Conselho da ANAPE reunido em São Paulo

Diretores da APEMINAS participam de debate sobre a Reforma da Previdência


No último dia 26 de janeiro, o presidente da APEMINAS Ivan Luduvice Cunha participou, em São Paulo, da reunião do Conselho Deliberativo da Associação Nacional dos Procuradores de Estado e do Distrito Federal. Em questão, a Reforma da Previdência. Também esteve presente o vice-presidente da Associação, Carlos Alberto Rohrmann. Participaram representantes de 17 Associações Estaduais de Procuradores. 

 

O presidente da ANAPE, Marcello Terto, e o vice-presidente do Conselho Deliberativo, João Régis Nogueira Matias, agradeceram a acolhida da Diretoria da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo (APESP). 

O trabalho da Comissão Especial da Reforma da Previdência designada pelo Conselho Deliberativo permitiu que seis emendas fossem analisadas e cinco fossem aprovadas, com alguns ajustes. As emendas foram elaboradas por especialistas vinculados à Apesp e à Apeb. Questões como a preservação de lapso temporal menor para a mulher (questão de gênero) e da inclusão da doença grave ao lado do acidente de trabalho foram inéditas alternativas que a representação da Bahia apresentou.

Quanto a tema das regras de transição, os colegas de São Paulo, capitaneados pelo presidente Marcos Nusdeo, apresentaram proposta semelhante a da Bahia, sendo que no desenvolvimento dos trabalho, o delegado do Pará, Ângelo Carrascosa, sugeriu uma terceira via que foi produto da soma dos esforços da Bahia, de São Paulo e dos demais Estados, razão pela qual a Comissão construirá uma terceira via a ser apresentada ainda na próxima semana, segundo as diretrizes estabelecidas.

A diretoria de prerrogativas relatou avanços de matérias em curso no Supremo Tribunal Federal e no Conselho Nacional de Justiça.

Foram aprovadas ainda a temática central do XLIII Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do DF, voltada ao enfrentamento da crise brasileira, e emendas ao aprimoramento do regimento do das comissões temáticas. A organização do evento confirmou que a abertura será na Sala São Paulo, na Estação da Luz, local de grande prestígio cultural e histórico da cidade, e o convite ao presidente Michel Temer.

A diretoria administrativa e financeira prestou conta dos remanejamentos de dotações orçamentárias ocorridos No exercício de 2016, cujas contas serão aprovada pelo CD e referendadas pela Assembleia Geral Ordinária a ser realizada durante o Congresso Nacional, entre os dias 11 e 14 de setembro.

Outro ponto importante da reunião foi a aprovação da minuta de convênio com a Secretaria de Direitos Humanos do Ministério da Justiça para fomentar a cultura da especialização de atividades relacionadas a esse tema nas PGEs e PGDF.

O CD ainda conheceu o novo plano de comunicação que em breve será executado, estabelecendo e aprimorando todos os meios de interação com o público externo e interno da entidade.

Os resultados finais de respostas aos questionários corporativos e institucionais do I Diagnóstico das PGEs e PGDF também foram apresentados. Procuradores de todos as unidades federadas responderam ao questionário. Completaram a pesquisa quase 800 procuradores. 15 Procuradorias Gerais, de todas as regiões do país, concluíram a pesquisa institucional. Foi sorteado para a viagem a Santiago do Chile, com direito a acompanhante, por ter contribuído com esse importante projeto o colega do Paraná GUILHERME SOARES.

O presidente Marcello Terto, que também preside a Comissão Nacional de Advocacia Pública do Conselho Federal da OAB falou do calendário de atividades a ser conciliado com a Anape, em especial a Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, que será realizado em novembro em também na cidade de São Paulo.

 

Congresso Nacional de Procuradores

O diretor financeiro da APESP, Fabrizio Pieroni, apresentou detalhes da organização do Congresso Nacional de Procuradores do Estado e do DF, que será realizado no próximo mês de setembro, na cidade de São Paulo. Na oportunidade, o tema “Reflexões e Desafios da Advocacia Pública para a superação da crise e para o fortalecimento da Democracia” foi aprovado.

 

Fonte: ASCOM ANAPE

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário