Antonio Saldanha e Joel Paciornik assumem com as aposentadorias de Sidnei Beneti e Gilson Dipp
O Secretário-Geral da ANAPE, Bruno Hazan, prestigiou as posses de Antonio Saldanha Palheiro e Joel Ilan Paciornik como ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), na noite desta quarta-feira (6), em Brasília. A cerimônia foi comandada pelo presidente da corte, Francisco Falcão, que destacou o engrandecimento do tribunal com a chegada dos novos membros.
Antonio Saldanha é egresso do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) e ocupará a vaga aberta com a aposentadoria do ministro Sidnei Beneti. Joel Paciornik atuava no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), com sede em Porto Alegre (RS), e substituirá o ministro aposentado Gilson Dipp.
O STJ é composto de 33 ministros: um terço de magistrados oriundos dos Tribunais Regionais Federais; um terço de desembargadores provenientes dos Tribunais de Justiça e um terço, em partes iguais, alternadamente, de advogados e membros do Ministério Público Federal, estadual e do Distrito Federal.
A cerimônia de posse lotou o Plenário da corte e reuniu magistrados, autoridades dos três poderes e familiares dos empossados, além de representantes dos governos do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul, onde os novos ministros atuavam como desembargadores.
Também prestigiaram o evento o presidente da APERJ, Bruno Dubeux e a procuradora-geral do Rio de Janeiro, Lucia Léa Guimarães Tavares.