O coordenador da Câmara Técnica do CNPGEDF, Ulisses Schwarz (PGEMS), abriu espaço aos dirigentes da ANAPE na reunião dos representantes dos Estados e do DF, realizada na sede da Procuradoria Geral do Distrito Federal, hoje (07/04). “Temos aqui a presença dos nossos representantes nacionais e agradecemos a gentileza da atenção dispensada à Câmara Técnica”, disse Schwarz.
Estavam presentes o presidente da ANAPE, Marcello Terto, e o diretor administrativo e financeiro da entidade, Helder Barros, e representantes de todos os Estados.
Terto falou da importância de contar com a colaboração e experiência dos membros da Câmara Técnica em questões de relevante interesse institucional, a exemplo de matérias relacionadas ao Novo CPC, pacto federativo, endividamento dos Estados, acordos de leniência, identidade profissional e competências constitucionais dos procuradores. “A Câmara Técnica conhece a fundo matérias relevantes que podem enriquecer a defesa das nossas prerrogativas, que são imprescindíveis para o fortalecimento institucional da Advocacia Pública e consequentemente para a sociedade. Desmistificamos aqui vários temas e percebemos que os Estados e o DF se unem em causas que racionalizam a defesa da autonomia dos entes políticos, pressuposto da federação tão combalido na atualidade, declarou o presidente.
Barros avaliou como positiva a visita. “Tivemos a oportunidade de mostrar aos colegas o trabalho que a ANAPE vem desenvolvendo com competência e resgatar uma relação importante com um grupo de mais de uma centena de colegas lotados em Brasília, nas respectivas representações”, disse.
A Procuradora-Geral do DF, Paola Ayres, saudou os presentes ao final da reunião.