Líderes partidários pedem inclusão da PEC 82/2007 na pauta com o apoio do presidente da Câmara
Após intenso trabalho do Movimento Nacional pela Advocacia Pública, todos os líderes partidários da nova legislatura da Câmara dos Deputados assinaram requerimento para inclusão na pauta da PEC 82/2007. O presidente da APEMINAS Gustavo Carreira Machado e o vice, Ivan Luduvice Cunha estiveram em Brasília para participar efetivamente das articulações junto aos parlamentares e do Ato ocorrido no último dia 7 de março.
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) recebeu o relator da Proposta de Emenda Constitucional nº 82 (PEC 82), deputado Lelo Coimbra (PMDB/ES), e o vice-presidente da ANPAF, Rogério Filomento, nesta quarta-feira (11).Na ocasião, o presidente da Casa se comprometeu a levar a PEC 82, a PEC da probidade e do fortalecimento da gestão pública, para o Colégio de Líderes. Além disso, Cunha afirmou que tentará pautar a Proposta ainda na próxima semana.
PEC 82/07
Também conhecida como PEC da Probidade, a PEC 82/07 prevê a autonomia administrativa, orçamentária e financeira para a Advocacia da União, Procuradorias dos Estados, do DF e dos Municípios.
A medida pretende corrigir desequilíbrio constitucional, equalizando o tratamento dispensado às chamadas funções essenciais à Justiça, uma vez que o Ministério Público, a Magistratura e a Defensoria Pública já possuem essa autonomia administrativa. A PEC foi aprovada por unanimidade no segundo semestre de 2014, em Comissão Especial, mas ainda aguarda para ser incluída em votação em plenário.