Minas Gerais esteve representada durante os trabalhos com presença de presidente da OAB
O Conselho Deliberativo da ANAPE esteve reunido no último dia 9 de junho, na sede do Conselho Federal da OAB, em Brasília. Sob a coordenação da presidente, Santuzza da Costa Pereira, inicialmente o presidente da entidade, Marcello Terto, e o 1º vice, Telmo Lemos Filho, apresentaram um breve relato sobre as ações que estão sendo adotadas em relação à tramitação das PECs 373/13 (Câmara dos Deputados ) e PEC 26/14 (Senado).
O procurador do Estado de Minas Gerais, Ricardo Righi representou a APEMINAS durante os trabalhos e esteve com o ex-presidente da Associação e 2º vice da ANAPE, Jaime Nápoles Villela. (imagem)
Quase no final dos trabalhos matutinos, o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, e o vice-presidente, Claudio Lamachia, fizeram questão de prestigiar a reunião, oportunidade em que destacaram a importância “de estreitar laços e valorizar a advocacia pública brasileira, essa relação tem trazido bons frutos, como a previsão dos honorários para estes profissionais no Novo CPC”, observou Furtado Coêlho. Segundo o presidente, a valorização dos profissionais da advocacia pública é fundamental para que tenhamos advogados de Estado e não de governo. “Os advogados públicos são o primeiro juiz da administração, levando-a a realizar atos de acordo com as normas, contribuindo para diminuir a corrupção em nosso país”, concluiu.
Ao final da visita, Terto agradeceu o apoio da Ordem na valorização da advocacia pública ao afirmar que “os procuradores de Estado sabem que podem contar com a atuação da OAB”.
Após o almoço, a reunião foi retomada para deliberar sobre os demais temas, entre eles, a defesa de agentes públicos – ADI 2888.