Solenidade aconteceu na sede da OAB Minas, com participação maciça da classe
Com o auditório da OAB/MG lotado, tomou posse, no último dia 18 de agosto, a nova Diretoria da Associação dos Procuradores do Estado de Minas Gerais (APEMINAS), que será presidida pelo procurador do Estado Ivan Luduvice Cunha. Além da presença maciça de integrantes da classe, também compareceram representantes das esferas jurídica, política e da sociedade civil. Esta gestão será exercida durante o biênio 2016/2018.
Em seu discurso, Ivan Luduvice Cunha agradeceu a confiança dos colegas nas propostas apresentadas para o futuro da Associação. “Essa classe, de profissionais qualificados e aguerridos, não irá esmorecer até que a carreira atinja patamar com a sua importância constitucional. Tentar nos diminuir apenas nos engrandecerá, nos unir e nos fortalecer em prol dos nossos objetivos. Superaremos todos os nossos desafios e mostraremos quão forte somos”, disse.
Ainda em seu pronunciamento, Ivan destacou a precariedade estrutural, a defasagem remuneratória da classe dos procuradores do Estado de Minas Gerais. Fatores que contrastam com o trabalho desenvolvido em prol do erário e da governabilidade. Ele frisou que uma pauta de reivindicações foi levada ao conhecimento do Governo, mas nada foi feito em prol do fortalecimento da Advocacia-Geral do Estado. “Somos ignorados pela cúpula do Governo. Nunca sequer tivemos resposta de um ofício por parte do governador. Porém, continuamos sendo o 2º maior índice de recuperação de dívida ativa em todo o Brasil”, concluiu.
Dever cumprido – O ex-presidente da APEMINAS Gustavo Chaves Carreira Machado usou seu discurso para manifestar o sentimento de dever cumprido e frisar a necessidade de renovação que, segundo ele, é saudável e necessária. “Acredito que nossa gestão foi positiva, já que obtivemos conquistas que valorizaram a carreira e a própria instituição, em que se pesem os cenários político e econômico desfavoráveis”, disse.
Gustavo foi homenageado com uma placa em agradecimento à dedicação à carreira nos dois mandatos em que exerceu a presidência da APEMINAS. O presidente da APEMINAS Ivan Luduvice Cunha entregou a placa (imagem).
Advogado-geral destacou empenho – O advogado-geral do Estado Onofre Alves Batista Júnior representou o Governo durante a cerimônia. Ele ressaltou a parceria entre APEMINAS e Advocacia-Geral do Estado em várias “pequenas batalhas” pelo fortalecimento da classe e, consequentemente, em prol do cidadão mineiro.
Onofre destacou a herança recebida pela AGE/MG. “Herdamos uma estrutura absolutamente sucateada. Temos processos administrativos internos defasados e um sistema de informática falho na era do processo eletrônico. Vamos conduzir e solucionar estas questões sem nos politizar, pois não somos uma advocacia de Governo, mas uma advocacia de Estado. O que me deixa feliz é que, hoje, estamos ocupando espaços nunca antes alcançados”, frisou.
Homenagem aos aposentados – O 2º vice-presidente da ANAPE e ex-presidente da APEMINAS, Jaime Nápoles Villela entregou placa em homenagem a todos os aposentados ao procurador do Estado Marco Antônio Gonçalves Torres.
Presenças – Compuseram a mesa de solenidade, além dos já mencionados nesta matéria, o desembargador Moacyr Lobato (representante do Tribunal de Justiça de Minas Gerais), o deputado estadual, João Leite (representante da Assembleia Legislativa), o presidente da Associação Nacional dos Procuradores de Estado e do Distrito Federal (ANAPE), Marcello Terto, o diretor da OAB/MG, Adriano Cardoso e Silva e o deputado federal, Rodrigo Pacheco.