Congresso Brasileiro de Magistratura e do MP para o Meio Ambiente aconteceu em Araxá
O procurador do Estado de Minas Gerais Lyssandro Norton Siqueira realizou, no último dia 8 de agosto, palestra durante o III Congresso Brasileiro de Magistratura e do Ministério Público para o Meio Ambiente, que aconteceu no Grande Hotel Termas de Araxá, entre os dias 7 e 9 de agosto. O evento teve como principal temática “Proteção Ambiental: a missão garantidora do Poder Judiciário e do Ministério Público – histórico, tendências e perspectivas”.
Lyssandro falou sobre a “Responsabilidade Ambiental aplicada nos desastres de Mariana e Brumadinho”. Ele se aprofundou na importância da atuação dos procuradores do Estado de Minas Gerais nas tragédias em busca de amenizar tanto os impactos ambientais como socioeconômicos.
O presidente da Mesa e ex-procurador-geral de Justiça de Minas Gerais Nedens Ulisses ressaltou a excelência do trabalho desenvolvido pelos procuradores do Estado em todas as medidas adotadas após os dois recentes desastres ambientais envolvendo barragens, enfaticamente Mariana e Brumadinho.
Também acompanharam a palestra de Lyssandro, os procuradores do Estado de Minas Gerais Gustavo Guimarães e José Maria, da Regional de Uberaba, e a procuradora do Estado, Daniela Victor, que é atualmente chefe da Procuradoria da Copasa.
Até o final dos trabalhos, especialistas, autoridades políticas, policiais, acadêmicos e ambientalistas debateram sobre proteção ambiental e a atuação da Justiça em prol do desenvolvimento sustentável.