Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), Cláudio Lamachia recebeu o presidente e o 1º vice-presidente da ANAPE, Marcello Terto e Telmo Lemos Filho, em audiência na sede da OAB/RS, na última sexta-feira (26/02).
Na visita de cortesia, aproveitando agenda do presidente da ANAPE em Porto Alegre, os dirigentes conversaram sobre o panorama da advocacia pública, qualidade dos serviços públicos, combate à corrupção, tributação, o papel da advocacia no atual cenário de crise e parceria nas campanhas lideradas pela OAB Nacional.
Segundo Lamachia, a defesa das prerrogativas é um campo sagrado de atuação da OAB. Ele pretende fazer grande campanha nacional para esclarecer a sociedade da importância do advogado e da necessidade de garantir suas prerrogativas e, assim, os direitos fundamentais da cidadania. “Não teremos uma sociedade livre, justa, igualitária e democrática se as prerrogativas dos advogados, públicos e privados, não forem respeitadas”, disse.
Sobre as novas diretrizes do processo civil brasileiro, Lamachia falou da importância do advogado na utilização dos novos mecanismos de combate à morosidade processual. “A arbitragem, conciliação e mediação estão disponíveis e devem ser incentivados. Notadamente porque o que a OAB tem incentivado a presença dos advogados nesses três meios, preservando, inclusive, o próprio mercado de trabalho. O advogado não deve ver esse tipo de solução de conflitos como uma forma de redução do seu mercado de trabalho. Deve enxergar mais um nicho de mercado e condição de agir e trabalhar com maior agilidade e celeridade.”
Sobre os debates sociais, o presidente do CFOAB lembrou a importância institucional da Ordem. Garantiu que a entidade maior da advocacia brasileira não fugirá às relevantes questões sociais, econômicas e políticas que afligem o país. Assegurou que, muito embora não tenha resposta imediata para todas elas, mesmo porque o presidente nacional da entidade verbaliza a decisão do Pleno do Conselho Federal, vai estabelecer inúmeros debates internos e construirá caminhos para que se posicione sobre os temas relevantes para a sociedade, sem partidarismos e compromisso com o papel que a história e à Constituição delegaram à OAB.
Lamachia reafirmou os compromissos da OAB com a Advocacia Pública, assim como sempre foi enquanto liderança da advocacia gaúcha, nos períodos em que presidiu a OABRS, e vice-presidente do CFOAB, na gestão de Marcus Vinícius Furtado Coelho.
Terto, na qualidade de presidente da ANAPE e Conselheiro Federal pela bancada de Goiás, se disse seguro de que Lamachia tem todos os atributos para fazer uma grande gestão dos interesses da advocacia e da sociedade brasileiras, nos próximos 3 anos. Lemos Filho, afirmou sua convicção quanto à capacidade que Lamachia terá para repetir, na OAB Nacional, as gestões exitosas que realizou por dois mandatos sucessivos na OABRS.
Foto: João Willrich