Medalha da Inconfidência

Advogado Regional de Montes Claros Paulo Roberto Lopes recebeu honraria em Ouro Preto

paulo

 

O procurador do Estado Paulo Roberto Lopes e advogado Regional em Montes Claros recebeu, no último dia 21 de abril, em Ouro Preto, a Medalha da Inconfidência. Esta foi a 64ª solenidade de entrega da maior honraria concedida pelo Estado de Minas Gerais. Receberam a comenda 141 personalidades que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil, das mãos do governador do Estado Fernando Pimentel e do vice-governador, Antônio Andrade. Esteve presente o advogado-geral do Estado de Minas Gerais, Onofre Alves Batista Júnior.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, foi agraciado com o Grande Colar da Inconfidência.

Criada em 1952, pelo governador Juscelino Kubitscheck, a Medalha da Inconfidência possui quatro designações: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. Entre os homenageados estão médicos, professores, advogados, atletas, professores, empresários, artesãos, ministros e secretários de Estado, parlamentares, integrantes do Judiciário e do Ministério Público.

Cerca de cinco mil pessoas participaram a cerimônia. Orador oficial da solenidade, Pimentel destacou em seu discurso o exemplo de luta de Tiradentes. “É a encarnação de valores sagrados que podem ser resumidos numa só palavra: liberdade”, disse. A liberdade e a participação popular ainda foram destacadas pelo governador, citando a importância da participação da população durante o evento. Pimentel também valorizou a importância do trabalho realizado pelos agraciados em prol de Minas Gerais. “Esta comenda é o mais alto reconhecimento do governo de Minas Gerais e do povo mineiro aos elevados serviços prestados por todos os senhores e senhoras”, frisou.

Também receberam a honoraria nomes como o de Marcus Vinicíus Furtado Coelho, presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e o  do advogado e deputado federal Rodrigo Pacheco.

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário