Onofre Alves Batista Júnior recebe honraria do Ministério Público de Minas Gerais
O advogado-geral do Estado de Minas Gerais Onofre Alves Batista Júnior recebeu, por parte do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), no último dia 18 de setembro, a Medalha do Mérito do Ministério Público Promotor de Justiça José Francisco José Lins do Rego Santos.
A cerimônia aconteceu na sede do MPMG, em Belo Horizonte. Foram agraciadas 23 personalidades que, por seus méritos e relevantes serviços prestados à sociedade e à cultura jurídica, têm contribuído para o desenvolvimento do país e para a justiça social.
Em sua conta no Instagram, Onofre disse ter se sentido muito emocionado pela homenagem e agradeceu ao Ministério Público pelo reconhecimento.
O jurista Hugo Nigro Mazzilli falou em nome dos agraciados. Ele deu seu testemunho sobre o período que antecedeu a promulgação da Constituição Federal de 1988. Rememorou todas as dificuldades, lutas e conquistas daquele momento e o papel importante de representantes do Ministério Público na formulação do novo texto. E concluiu, “foi essa Constituição que permitiu ao Ministério Público chegar aonde chegou. É imperioso que a instituição retribua com uma atuação independente e destemida”.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) José Antonio Dias Toffoli recebeu o Grande Colar.
Em seu pronunciamento, o procurador-geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet, também falou sobre o novo Ministério Público que nasceu da Constituição Cidadã. “Mas o Ministério Público não se fez e não se fará sozinho, não seguirá esse destino traçado pelo constituinte, pela soberania popular, longe da sociedade, distante das pessoas. Somos parte de um esforço permanente para a construção de um mundo melhor, de um país melhor e mais justo para sua gente”, afirmou Tonet. Em seguida, o procurador-geral citou cada um dos agraciados como parceiros nessa jornada.