Presidente da APEMINAS visita TJMG com o advogado-geral do Estado de Minas Gerais

Nesta quinta-feira (11/3), o advogado-geral do Estado de Minas Gerais (AGE-MG), Sérgio Pessoa, a presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Minas Gerais (Apeminas), Célia Cunha Mello compareceram à presidência do TJMG, para comunicar ao presidente Gilson Lemes e ao 3º vice-presidente do TJMG, desembargador Newton Teixeira Carvalho, que eles serão homenageados com a Medalha do Mérito da AGE-MG. É uma forma de reconhecer o trabalho desempenhado nesse processo de desjudicialização e mediação, que culminou com esse acordo entre a mineradora Vale e o estado de Minas Gerais. Por causa da pandemia da Covid-19, a cerimônia de homenagem ainda não tem data marcada.

“É com grande alegria que recebo o convite para ser homenageado, ao lado do desembargador Newton Teixeira Carvalho com a Medalha do Mérito da AGE, em função do trabalho de mediação realizado entre a Vale e o Estado de Minas Gerais. Na verdade é uma homenagem ao Tribunal, magistrados e servidores em geral que se empenharam para que o acordo fosse homologado”, disse o presidente.

O 3º vice-presidente do TJMG, desembargador Newton Teixeira Carvalho, destacou que o trabalho de mediação entre a Vale, o Estado foi fundamental para fortalecer o relacionamento entre instituições públicas: TJMG, Ministérios Públicos Federal e Estadual, Advocacia Geral e Defensoria Pública. “Esta homenagem da AGE chega para apoiar ainda mais o nosso trabalho de incentivo a mediação”, frisou o 3º vice-presidente.

“Além do trabalho de mediação entre a Vale e o Estado de Minas Gerais, com repercussões internacionais, sabemos do empenho do TJMG em incentivar acordos por meio dos Cejuscs, proporcionando maior celeridade ao Poder Judiciário. Esta homenagem só reforça a parceria entre as duas entidades”, observou o advogado-geral do Estado de Minas Gerais, Sérgio Pessoa.

Além de anunciar a entrega das medalhas, a presidente da Apeminas, Célia Cunha Mello, presenteou o presidente Gilson Lemes e o desembargador Newton Teixeira Carvalho, com cafés produzidos na região de Machado, no Sul de Minas, e premiados pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). “Pandemia não pode impedir mineiro de compartilhar um café”.

Também participaram do encontro a advogada-geral Adjunta Consultivo, Ana Paula Muggler; a advogada-geral Adjunta Contencioso, Margarida Pedersoli; e a chefe de gabinete da AGE, Liana Portilho.

 

 

(Texto Ascom/TJMG com adaptações)

📷 Willian Fernandes
Compartilhe esse conteúdo