Na última quinta-feira (7) ocorreu uma reunião de negociação entre a mineradora Vale, o Governo de Minas e demais instituições jurídicas que debatem a possibilidade de acordo para reparação dos danos socioeconômicos causados pelo rompimento da barragem em Brumadinho, no dia 25 de janeiro de 2019.
⠀
O acordo prevê a reparação dos danos de natureza coletiva, socioeconômicos e ambientais, sem qualquer prejuízo aos direitos individuais. A expectativa é para que haja a conclusão das negociações ainda este mês, antes que sejam completados dois anos do desastre, no próximo dia 25.
⠀
No último trimestre de 2020 foram realizadas quatro audiências de conciliação entre as partes. Hoje, 07/01, tivemos uma reunião, e outras três já estão marcadas na próxima semana, num esforço conjunto para se alcançar um acordo.
Além do Governo de Minas Gerais, representado por sua Advocacia Geral (AGE/MG), estavam presentes o Ministério Público Estadual (MPMG), a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), o Ministério Público Federal, a Defensoria Pública da União e representantes da empresa. A reunião foi mediada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).
⠀
A Associação dos Procuradores do Estado de Minas Gerais – APEMINAS – torce por um desfecho de conciliação entre as partes: “Esperamos que essa negociação chegue a um final satisfatório para os mineiros,” afirma Célia Cunha Mello, Presidente da entidade.