Reunião de negociação da Vale com o Governo de Minas

Na última quinta-feira (7) ocorreu uma reunião de negociação entre a mineradora Vale, o Governo de Minas e demais instituições jurídicas que debatem a possibilidade de acordo para reparação dos danos socioeconômicos causados pelo rompimento da barragem em Brumadinho, no dia 25 de janeiro de 2019.

O acordo prevê a reparação dos danos de natureza coletiva, socioeconômicos e ambientais, sem qualquer prejuízo aos direitos individuais. A expectativa é para que haja a conclusão das negociações ainda este mês, antes que sejam completados dois anos do desastre, no próximo dia 25.

No último trimestre de 2020 foram realizadas quatro audiências de conciliação entre as partes. Hoje, 07/01, tivemos uma reunião, e outras três já estão marcadas na próxima semana, num esforço conjunto para se alcançar um acordo.
Além do Governo de Minas Gerais, representado por sua Advocacia Geral (AGE/MG), estavam presentes o Ministério Público Estadual (MPMG), a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), o Ministério Público Federal, a Defensoria Pública da União e representantes da empresa. A reunião foi mediada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

A Associação dos Procuradores do Estado de Minas Gerais – APEMINAS – torce por um desfecho de conciliação entre as partes: “Esperamos que essa negociação chegue a um final satisfatório para os mineiros,” afirma Célia Cunha Mello, Presidente da entidade.

Compartilhe esse conteúdo