Carlos Alberto Rohrmann proferiu palestra em cerimônia para homenagear presidente da Anape
O vice-presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Minas Gerais (Apeminas) Carlos Alberto Rohrmann proferiu palestra, na Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba (ALPB), durante solenidade de concessão de uma homenagem ao presidente da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape), Telmo Lemos Filho.
Rohrmann, , que também ocupa o cargo de 2º vice-presidente nacional da Anape, falou sobre o tema “Algoritmização da Justiça: Ficaremos nas Mãos dos Robôs?”. Segundo o diretor da Apeminas, a apresentação abordou o uso da Inteligência Artificial no Direito com ênfase para sua aplicação na advocacia pública. “A primeira parte trouxe histórico do desenvolvimento da inteligência artificial desde a década de 40 até hoje, com destaque para os exemplos mais concretos de áreas mas quais sua aplicação atual mostra-se efetiva”, disse.
Ele destacou ainda casos judiciais envolvendo discussão sobre a transparência de algoritmos no uso da inteligência artificial em assuntos como distribuição de remédios, avaliação de professores, controle de fraude em seguro desemprego, utilização de reconhecimento de imagem para fazer prova judicial e limites jurídicos à utilização de robôs para coleta de dados. “Trata-se de uma pesquisa em andamento e continuaremos a fazer outras palestras”, finalizou.
A homenagem concedida a Telmo Lemos Filho foi a outorga da Medalha de Honra ao Mérito Senador Humberto Lucena, concedida pela ALPB. A propositura da condecoração foi do deputado estadual Raniery Paulino, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia Pública.
.