VI Congresso dos Procuradores de Minas Gerais

APEMINAS encerra mais uma edição do tradicional evento e classe sai fortalecida

gustavo_encerramento

Mais de 230 participantes. Palestras ministradas por especialistas de grande conhecimento que trataram de temas atuais atinentes ao novo Código de Processo Civil. O estímulo para uma advocacia pública estadual proativa. Esse é o balanço do VI Congresso dos Procuradores do Estado de Minas Gerais, que terminou na última sexta-feira (27/11). O presidente da APEMINAS Gustavo Chaves Carreira Machado encerrou o evento e ressaltou os significativos avanços trazidos pelo evento. “O Congresso nos fez refletir sobre a necessidade de mudança da mentalidade da advocacia pública. Precisamos ser mais proativos e não reativos. Aproximarmos da sociedade. Este evento cumpriu esse objetivo” disse.

Ainda segundo Gustavo, não somente a questão científica foi destaque. “Conseguimos também fortalecer a identidade dos advogados públicos mineiros como integrantes de uma instituição para despertar no Governo a necessidade de valorizar a carreira e mudar o pensamento. É necessário fortalecer as prerrogativas, aprimorar o quadro de apoio, os estagiários, dar autonomia às decisões, entre outras medidas que fortaleçam a importante função dos procuradores do Estado”, concluiu.

Durante todo o dia, três painéis abordaram importantes aspectos e mudanças trazidas pelo novo Código de Processo Civil brasileiro. Ao todos, foram dez renomados palestrantes que trataram de aspectos como os impactos no sistema recursal, questões polêmicas trazidas pelo novo CPC, incidentes de resolução de demandas repetitivas, fundamentação das decisões judiciais, recursos e Fazenda Pública, tutela provisória, negócios jurídicos, conciliação e arbitragem na Administração Pública. Todas as aulas acompanhadas atentamente pelos congressistas.

As redes sociais da APEMINAS (Facebook e Twitter) acompanharam em tempo real os acontecimentos do Congresso. Acesse o Facebook da Associação ou o Twitter.

O primeiro dia do Congresso

Os trabalhos foram inaugurados, na quinta-feira (26/11), como o propósito de debater o tema o “Novo CPC. Uma nova advocacia pública”. O evento foi realizado em parceria pela Associação dos Procuradores do Estado de Minas Gerais, a APEMINAS, juntamente à Advocacia-Geral do Estado (AGE/MG), por meio do Centro de Estudos Celso Barbi Filho. O tradicional evento se voltou à perspectiva de um Novo Código de Processo Civil e a necessidade de discussões sobre as mudanças significativas que ocorrerão na prestação da tutela jurisdicional.

A Conferência de abertura ficou a cargo do desembargador aposentado e integrante da Comissão nomeada pelo Congresso Nacional para elaborar o anteprojeto do novo Código de Processo Civil, Elpídio Donizzetti. Leia aqui a matéria completa da abertura dos trabalhos.

Em breve, este site disponibilizará a galeria de fotos do evento e da Festa de Confraternização, que acontece neste sábado (28/11), no Automóvel Clube, em Belo Horizonte.

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário