Comemorações de 20 Anos da Apeminas

No dia 22 de setembro de 2023, a Associação dos Procuradores do Estado de Minas Gerais (Apeminas) completa 20 anos de existência, uma trajetória repleta de conquistas e avanços para a valorização e representatividade dos procuradores mineiros.

Nessa ocasião especial, convidamos você a mergulhar na história da Apeminas, conhecer os momentos marcantes e as realizações que moldaram essa importante entidade ao longo das duas últimas décadas.

Dos líderes visionários que unificaram a carreira e estabeleceram a democracia interna, às vitórias legislativas e defesas das prerrogativas dos procuradores, cada capítulo dessa linha do tempo revela o compromisso incansável em fortalecer a categoria e garantir seus direitos.

Acompanhe-nos nessa jornada pelo passado e descubra como a Apeminas tem sido fundamental na construção de uma carreira sólida e respeitada.

Ao longo desses 20 anos, a Apeminas tem se destacado na defesa e valorização dos procuradores do Estado de Minas Gerais, alcançando conquistas significativas para a carreira.

Agradecemos a todos os membros e colaboradores que contribuíram para esse percurso de sucesso.

História da criação da APEMINAS

O procurador do Estado, Lyssandro Norton Siqueira, nos conta a história da Apeminas, sendo um dos responsáveis pelo processo de unificação e o primeiro presidente da entidade.

Para entender como surgiu a Associação dos Procuradores do Estado de Minas Gerais, o procurador ressalta a importância de se conhecer o surgimento da Advocacia-Geral do Estado, que também comemorou 20 anos de existência no dia 11 de julho de 2023.

Foi com a fusão da PGE e da Procuradoria-Geral da Fazenda Estadual, por meio de uma emenda constitucional em 2003, que os procuradores do Estado e da Fazenda Estadual se tornaram procuradores do Estado e justificaram a unificação das anteriores associações: APEMG, APROC e a APROMINAS, em uma única: a APEMINAS.

Para entender melhor esse processo, que foi fruto de diálogo, consenso e confiança, como colocado por Lyssandro Siqueira, assista ao vídeo produzido pelo procurador no qual ele conta esta história.

Abrindo as comemorações, lançamos, no dia 22 de junho, o selo que simboliza essa celebração!

A presidente da Associação de Procuradores do Estado de Minas Gerais, Célia Cunha Mello, inicia a homenagem recordando a origem da Apeminas, que nasceu da junção de três entidades, que significou o fortalecimento e união da classe. 

Celia Cunha Mello elenca várias conquistas nesses 20 anos e parabeniza os procuradores do Estado de Minas Gerais.

Deixe um comentário