Reunião Especial na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em homenagem aos 20 anos da Apeminas!

A noite de segunda-feira, 25 de setembro de 2023, ficará na memória da classe e, particularmente, na dos participantes da Reunião Especial realizada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em homenagem aos 20 anos da Associação dos Procuradores do Estado de Minas Gerais (Apeminas). Um momento que ficará para a história, com o estreitamento das relações entre a Advocacia-Geral do Estado e a Assembleia Legislativa.

Requerida pela deputada estadual Ione Pinheiro (União) e contando com o apoio de 30 parlamentares de diversas legendas, a Reunião Especial foi prestigiada por autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário, dirigentes de entidades parceiras, servidores da AGE-MG, amigos e familiares dos procuradores do Estado de Minas Gerais. O evento foi transmitido, ao vivo, pelos canais da TV Assembleia e também no canal da ALMG no YouTube, por onde é possível assistir ao vídeo.

Acolhimento – Em seu discurso, a deputada Ione Pinheiro ressaltou a importância dos procuradores do Estado como viabilizadores de políticas públicas, assim como o papel da Apeminas na defesa das pautas da classe.

“Desejo fortemente, nesta Casa, junto aos meus pares, atuar pelo acolhimento das pautas de interesse dos procuradores do Estado de Minas Gerais, cujo trabalho prima pela proteção do nosso amado povo mineiro. (..) Não podemos esquecer que a verdadeira Justiça está estreitamente ligada ao bem comum, ao respeito à dignidade de nossos semelhantes e a todos os princípios regentes do Estado Social de Direito. Parabéns Apeminas, parabéns pelos seus 20 anos, um exemplo mineiro na construção da sociedade brasileira”.

Convergência – A convergência de objetivos e a possibilidade de uma atuação concertada entre a Advocacia-Geral do Estado e a Assembleia Legislativa, foram enfatizadas pela presidente da Apeminas, Célia Cunha Mello. “Quero destacar o vínculo visceral que aproxima deputados e procuradores do Estado, a Assembleia Legislativa e Advocacia-Geral do Estado. Essa porta que a Assembleia Legislativa abre hoje, para a Advocacia Pública estadual, estabelece, identifica e fortalece o vínculo finalístico e natural que nos une – o de defender, com as leis (nas duas pontas – na sua criação e na sua aplicação) os direitos e os interesses do povo das nossas Minas de tantos Gerais”.

Parceria – O deputado estadual Cássio Soares, que representou o presidente da ALMG, Tadeu Martins Leite, disse, em seu pronunciamento, que, “ao reconhecer a importância fundamental dos procuradores do Estado de Minas Gerais, o Parlamento mineiro parabeniza os primeiros 20 anos da Apeminas, associação que defende com vigor os interesses dessa classe”.

Segundo o parlamentar, “o sucesso de políticas públicas aplicadas em Minas tem participação direta dos procuradores do Estado, na medida que auxiliam os gestores nos investimentos estaduais e de inclusão social.

Enfim, na execução dessas políticas, desde a construção de hospitais, escolas, até o pagamento de precatórios. A ALMG parabeniza a Apeminas, desejando nas próximas décadas que continue levando adiante a sua missão de promover a valorização dos procuradores, cultivando os valores da ética e da transparência. Esta Assembleia continua à disposição para, dentro da parceria, colaborar com esses pleitos tão almejados por todos vocês”.

 

Homenagem da Assembleia Legislativa aos 20 anos da APEMINAS
Compuseram a Mesa de Honra da Reunião Especial em homenagem aos 20 anos da Apeminas: o defensor público Fernando Campelo Martelleto, representando a defensora pública-geral, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias; o advogado-geral do Estado de Minas Gerais, Sérgio Pessoa da Paula Castro; a presidente da Apeminas, Célia Cunha Mello; o deputado estadual Cássio Soares, representando o presidente da ALMG, Tadeu Martins Leite; a deputada estadual Ione Pinheiro, autora do requerimento que viabilizou a homenagem; o juiz da 38ª Zona Eleitoral, Jair Francisco dos Santos, representando o presidente do TRE, desembargador Octavio Augusto de Nigris Boccalini; e a desembargadora do TJMG, Teresa Cristina da Cunha Peixoto

 

Associado, clique aqui e confira a galeria de fotos do evento na área restrita.

Para assistir ao vídeo com a íntegra da cerimônia, clique aqui.

Compartilhe esse conteúdo